Exercícios sobre nomenclatura de hidrocarbonetos
Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre a nomenclatura dos hidrocarbonetos de cadeias normais e ramificadas, saturadas e insaturadas, cíclicas e aromáticas.
(PUC - RJ)
Segundo as regras da Iupac, a nomenclatura do composto representado acima é
a) 2-etil-hex-1-ano
b) 3-metil-heptano
c) 2-etil-hept-1-eno
d) 3-metil-hept-1-eno
e) 3-etil-hept-1-eno
(Unespar) Em relação à classificação das cadeias carbônicas e sua nomenclatura, podemos dizer que o composto abaixo tem o seguinte nome oficial:
a) Pentano
b) 1,3-pentadieno
c) 3,4- pentadieno
d) Penteno
e) 2,4-pentadieno
(PUC-RJ) Os compostos I e II, representados a seguir, são hidrocarbonetos cíclicos.
De acordo com as regras da União internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), as nomenclaturas dos compostos I e II são, respectivamente,
a) ciclopentano e metilciclopentano.
b) ciclopenteno e metilciclopentano.
c) cicloexeno e metilcicloexano.
d) cicloexeno e etilcicloexano.
e) cicloexano e etilcicloexano.
(Unicentro) Considere abaixo as estruturas dos hidrocarbonetos, assinale a nomenclatura oficial correta:
a) I – heptadecano; II – 7-etil-4,5-dimetiltridecano
b) I – dimetil-pentadecano; II – 7-etil-9,10-dimetiltridecano
c) I – 1-metil - hexadecano; II – 7-etil-9,10-dimetiltridecano
d) I – heptadecano; II – 7-etil-1,4,5-trimetiltridecano
e) I – cicloheptadecano; II – 7-etil-1,4,5-trimetiltridecano
De acordo com as regras da Iupac para a nomenclatura dos hidrocarbonetos, assinale a alternativa que apresenta o nome correto para o seguinte composto:
a) metilhexeno
b) metil-hex-2-ano
c) metil-hex-3-eno
d) metil-hex-2-eno
e) etil-hex-2-eno
Qual o nome correto do hidrocarboneto aromático, de seis átomos de carbono, que forma um anel com alternância de ligações duplas e simples?
a) cicloexano
b) benzeno
c) tolueno
d) estireno
e) naftaleno
Os hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos que possuem um ou mais anéis benzênicos, caracterizados pela alternância de ligações simples e duplas. São amplamente utilizados na indústria química, como solventes e na produção de plásticos e combustíveis. Diante disso, qual das alternativas indica o nome do composto abaixo?
a) 1,3,5-trimetilbenzeno
b) 1,3,5-trimetilciclohexano
c) 2,4,6-trimetilbenzeno
d) trimetilbenzeno
e) 1,3,5-trimeticilcohexeno
O composto abaixo é utilizado como solvente em formulações de tintas e vernizes. Nesse sentido, de acordo com a Iupac, qual nome está corretamente escrito para essa estrutura?
a) 2,3-dimetilhexano
b) 3-sec-propil-hexano
c) 3-isopropil-hexano
d) 3-etil-2-metil-hexano
e) 2-metil-3-etil-hexano
O ciclohexano é um composto muito usado como solvente em reações orgânicas. Esse hidrocarboneto de cadeia cíclica é composto apenas por átomos de carbono e hidrogênio. Com base nisso, marque a alternativa que representa corretamente a estrutura desse composto.
a)
b)
c)
d)
e)
É um derivado do benzeno em que um grupo metila está ligado ao anel aromático. Também conhecido como tolueno. Diante disso, qual é o nome correto do composto abaixo?
a) metilbenzeno
b) benzeno
c) etilbenzeno
d) antraceno
e) fenol
É um composto insaturado e pode ser usado como intermediário em sínteses orgânicas, especialmente em reações de acoplamento e polimerizações. Suas aplicações incluem a produção de materiais avançados na indústria petroquímica, e sua fórmula estrutural está representada abaixo.
Com base nas regras da Iupac, marque a opção que apresenta o nome desse composto:
a) 5,6-dimetil-oct-1-ino
b) 3,4-dimetil-oct-2-ino
c) 3,4-dimetil-oct-1-ino
d) 3,4-dimetil-oct-1-eno
e) 3,4-dimetil-octano
O composto abaixo é um hidrocarboneto cíclico saturado, cujas características estruturais o tornam estável, sendo utilizado como intermediário em sínteses orgânicas e na fabricação de produtos químicos como fragrâncias e aditivos industriais.
Qual o nome do composto apresentado ?
a) 1-etil-3,7-dimetilcicloheptano
b) 1,4-dimetil-2-etil-cicloheptano
c) 1,4-dimetil-3-etil-ciclohexano
d) 1,3-etil-4-metil-cicloheptano
e) 1-etil-2,6-dimetilcicloheptano
Alternativa e.
Segundo as regras da Iupac, devemos enumerar a cadeia principal (com maior quantidade de carbonos) partindo da extremidade mais próxima da insaturação ou, na ausência dessa, da ramificação. Posto isso, temos:
Se a cadeia principal tem 7 carbonos, então o prefixo a ser usado será “hept”. A ramificação com 2 carbonos é “etil” e a dupla ligação (insaturação) é indicada pelo infixo “en”. Como o nome do composto sempre inicia indicando a localização da ramificação, seguido do nome da cadeia principal e finalizando com a localização da insaturação, temos o seguinte: 3-etil-hept-1-eno.
Alternativa b.
Primeiro é necessário enumerar a cadeia a partir da extremidade mais próxima da insaturação:
Por serem duas duplas ligações, o infixo “en” será precedido do “di” indicando 2, ficando “dien”. Como a cadeia principal tem cinco carbonos, o prefixo será “pent”. Portanto, seguindo a ordem do menor número para as insaturações, temos: 1,3-pentadieno.
Alternativa b.
No caso dos cicloalcanos e cicloalcenos, os nomes devem iniciar com o prefixo “ciclo”. Assim, no primeiro caso temos um cicloalceno com uma dupla ligação (en) e cinco carbonos (pent), logo o nome será ciclopenteno. Já no segundo caso, temos um cicloalcano (an) também com cinco carbonos (pent), mas com uma ramificação (metil). Logo, temos um metilciclopentano.
Alternativa a.
Primeiramente, devemos enumerar as cadeias principais e identificar as ramificações do segundo composto.
Uma vez que todos os carbonos estão enumerados e as ramificações identificadas, podemos determinar corretamente o nome de cada um dos compostos. Para o primeiro, como não há ramificações nem insaturações, basta escrever o prefixo “heptadec-”, que corresponde a 17 carbonos, seguido do infixo “an” de ligações simples, com terminação “o” de hidrocarboneto. Logo, temos: heptadecano.
Já o segundo composto possui 13 carbonos (tridec) e ramificações que devem seguir a ordem alfabética. Portanto, temos o 7-etil-4,5-dimetiltridecano.
Alternativa d.
A cadeia deve ser enumerada a partir da extremidade mais próxima da insaturação. Diante disso, é possível identificar também a ramificação “metil”:
Uma vez que há 6 carbonos na cadeia principal, então o prefixo será “hex-” seguido da localização da insaturação “-eno”. Dessa forma o nome do composto segue o padrão: ramificação + cadeia principal + localização da insaturação + infixo + o. Logo, temos o metil-hex-2-eno.
Alternativa b.
Nesse caso não é necessário imagem, pois o único composto aromático com 6 átomos de carbono é o benzeno, o qual possui uma estrutura cíclica com três duplas ligações alternadas, sendo o composto básico de muitos derivados aromáticos.
Alternativa a.
Ao enumerar as ramificações (metil), os números irão alternar entre 1, 3 e 5. Dessa forma o prefixo “tri-” deve ser usado para indicar que são três metil. E por se tratar do benzeno, teremos o seguinte nome: 1,3,5-trimetilbezeno.
Alternativa d.
Primeiro é importante destacar que a cadeia principal é aquela com maior número de carbonos e com maior número de ramificações. Uma vez identificada, basta enumerá-la a partir da extremidade mais próxima de uma ramificação e em seguida identificar as ramificações da seguinte forma:
Como o prefixo para 6 carbonos é “hex-” e a cadeia só tem ligações simples (-an-), então o nome será: 3-etil-2-metil-hexano.
Alternativa e.
O termo -hex- indica que a estrutura contém 6 carbonos. Logo, eliminamos as alternativas b, c e d. Além disso, o infixo -an- nos indica apenas ligações saturadas (simples). Portanto elimina-se também a “a”. Sendo assim, nos resta a letra “e” como um ciclo com 6 átomos de carbono e ligações simples.
Alternativa a.
O tolueno, também chamado de metilbenzeno, é um composto formado por um anel de benzeno com um grupo metila (-CH3) ligado a ele.
Alternativa c.
Ao identificar a cadeia principal, percebe-se que ela tem 8 carbonos (-oct-) e que sua enumeração deve ser feita a partir da extremidade mais próxima da insaturação (-ino). Além disso, ela apresenta duas (di-) ramificações (metil).
Portanto, seu nome será: 3,4-dimetil-oct-1-ino.
Alternativa e.
O composto apresentado é um cicloalcano, portanto sufixo “-ano”, com 7 carbonos (hept). Nesse caso a enumeração deve iniciar levando em consideração a ordem alfabética das ramificações, seguindo a ordem: etil, metil.
Dessa forma, o nome do composto apresentado é 1-etil-2,6-dimetilcicloheptano.