Exercícios sobre reações de neutralização no cotidiano

Nestes exercícios sobre reações de neutralização serão abordadas algumas situações comuns do cotidiano em que esse tipo de reação ocorre.

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Questão 1

(UFU-MG) Os desagradáveis odores da transpiração são provocados por alguns ácidos carboxílicos presentes no suor. O composto a seguir que pode ser utilizado para eliminar esse mau cheiro, é:

a) Leite de magnésia (Hidróxido de magnésio)

b) Vinagre (Solução diluída de ácido acético)

c) Sal de cozinha (Cloreto de sódio)

d) Açúcar (Glicose)

e) Água

Questão 2

(UERJ) Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo.

H2SO4 + 2NaOH → X + 2H2O
H2SO4 + NaOH → Y + H2O

As substâncias X e Y são, respectivamente:

a) Na2SO4 e NaHSO4

b) NaHSO4 e Na2SO4

c) Na2SO3 e Na2SO4

d) Na2SO4 e NaHSO3

e) NaHSO3 e Na2SO4

Questão 3

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um sal básico que pode ser usado como antiácido estomacal. Quando ele entra em contato com o ácido clorídrico presente no suco gástrico do estômago, ocorre uma reação que neutraliza o meio, formando outro sal, água e gás carbônico (responsável pela eructação (arroto)). Qual é o sal formado nessa reação?

a) NaHCl.

b) NaCCl.

c) NaCl.

d) NaCO3

e) NaCO2Cl

Questão 4

O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl). Alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, sob orientação médica, algumas pessoas tomam certos medicamentos que contêm bases fracas para combater a azia. Essas bases neutralizam o excesso de acidez existente no estômago, aliviando os sintomas. Qual das substâncias a seguir poderia ser utilizada para essa finalidade?

a) NaHSO4.

b) NaCl.

c) H2SO4.

d) H3C-COOH.

e) Mg(OH)2.

Resposta - Questão 1

Alternativa “a”.

O leite de magnésia é uma solução de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), uma base que pode reagir com os ácidos carboxílicos presentes no suor, neutralizando-os.

Resposta - Questão 2

Alternativa “a”.

A primeira é uma reação de neutralização total, enquanto a segunda é uma reação de neutralização parcial do ácido:

H2SO4 + 2NaOH → Na2SO4 + 2H2O
H2SO4 + NaOH → NaHSO4 + H2O

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”.

A reação que ocorre é a seguinte: NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”.

O hidróxido de magnésio é o componente principal do leite de magnésia, que reage com o ácido clorídrico do suco gástrico, neutralizando-o da seguinte forma:

HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl

A alternativa “a” traz um hidrogenossal, ou seja, um sal que torna o meio aquoso ácido. Na alternativa “b”, temos um sal neutro, que não provoca nenhum efeito na acidez estomacal. A alternativa “c” traz o ácido sulfúrico, que poderia corroer o estômago e até matar. Já a alternativa “e” traz o ácido acético — o principal componente do vinagre —, que aumentaria ainda mais a acidez do estômago.

Assista às nossas videoaulas