Exercícios sobre a propaganda e a persuasão

Com estes exercícios sobre a propaganda e a persuasão, você avaliará seu conhecimento sobre os recursos mais utilizados para influenciar o comportamento das pessoas.

Por Mariana do Carmo Pacheco
Questão 1

(ENEM)

Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para

A) informar crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.

B) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.

C) dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.

D) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.

E) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.

Questão 2

(ENEM)


Campanha publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época. Nº 424, 03 jul. 2006

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

Questão 3

Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:

A) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.

B) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.

C) Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.

D) O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.

E) O público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.

Questão 4

Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

I. Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.

II. Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.

III. Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.

A) Apenas a alternativa I.

B) Apenas a alternativa II.

C) Apenas a alternativa III.

D) Nenhuma alternativa está correta.

E) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta - Questão 1

Alternativa C.

Nessa questão, o recurso utilizado para persuasão dos leitores é a metáfora, como é destacado no enunciado da atividade. Ao relacionar um desenho de um monstro à mensagem “para algumas crianças o pesadelo chega antes do sono”, o autor da campanha de conscientização usa a ideia de pesadelo, algo que é sempre ruim, para fazer referência ao perigo de um abuso.

Resposta - Questão 2

Alternativa A.

O objetivo principal de um texto publicitário é convencer o leitor/público-alvo a fazer algo. Às vezes a intenção é gerar uma simples mudança de comportamento ou, na maioria das vezes, é fazer com que o leitor consuma determinado produto.

Resposta - Questão 3

Alternativa C.

Toda propaganda tem como função principal influenciar o comportamento do leitor, seja para comprar determinado produto que está no anúncio, seja para instigar os leitores a mudarem determinado comportamento por meio da conscientização sobre um fenômeno social.

Resposta - Questão 4

Alternativa E.

Todas as alternativas estão corretas, uma vez que as afirmações evidenciadas fazem referência ao principal fundamento da propaganda: a persuasão.