Exercícios sobre “O Personalismo de Emmanuel Mounier”

Esta lista de exercícios sobre “O Personalismo de Emmanuel Mounier” é uma forma de continuar o aprendizado obtido pela leitura do texto. Publicado por: Wigvan Junior Pereira dos Santos
Questão 1

Leia o texto a seguir e indique a alternativa que o completa de forma correta:

“O _________ surgiu no contexto histórico pós-crise econômica de 1929 e da ascensão do Nazismo em 1933. Se o _______ respondia à crise com a necessidade de mudar as estruturas capitalistas, com a abolição da propriedade privada e com a instituição do Comunismo, o __________ respondia à crise com a necessidade de transformar o humano, como forma de transformar a sociedade – a crise era, para os espiritualistas, uma crise de valores”.

a) Marxismo, Capitalismo e Behaviorismo.

b) Espiritualismo, Marxismo e Capitalismo.

c) Personalismo, Marxismo e Capitalismo.

d) Personalismo, Espiritualismo e Marxismo.

e) Personalismo, Marxismo e Espiritualismo.

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Alternativa “E” está correta.

Questão 2

Emmanuel Mounier afirmava que o Personalismo era mais do que uma “simples atitude”, era uma filosofia, mesmo que não tivesse um caráter sistemático. Quais são as noções centrais para compreender o pensamento personalista?

a) A noção de “pessoa”, sua liberdade e responsabilidade, seu direito à não objetificação e à inviolabilidade.

b) A noção de “pessoa” como determinada pelas circunstâncias.

c) A noção de “pessoa” como instrumento para o trabalho.

d) A noção de “pessoa” a partir da noção de “raça”.

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Alternativa “A” está correta. As demais não se referem ao Personalismo.

Questão 3

Uma das alternativas a seguir não se refere a uma das linhas de ação do Personalismo pensadas por Emmanuel Mounier em “O Personalismo e a Revolução do Século XX”. Indique-a.

a) A pessoa deveria ter independência em relação aos partidos políticos, mas sem assumir uma posição anárquica ou apolítica.

b) As atividades e os meios de realização deveriam ser delimitados de forma rigorosa. Apenas afirmar os valores não tem uma força absurda ou mágica.

c) A pessoa deveria filiar-se a um partido político e guiar-se por uma doutrina a fim de ter segurança nos passos necessários para alcançar determinado objetivo.

4) Deve-se buscar a liberdade, até mesmo a liberdade em relação aos nossos próprios pensamentos que se mostrem equivocados durante a investigação.

5) A revolução não leva automaticamente a uma solução da crise. O que solucionaria a crise seria uma completa revisão dos valores, modificação das estruturas da sociedade e renovação das classes dirigentes.

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Está INCORRETA a alternativa “C”.

Questão 4

Para Emmanuel Mounier, entender o ser humano como “pessoa” é entender o “valor absoluto” do humano. Indique quais alternativas abaixo o autor menciona para explicar o que ele entende por “considerar a pessoa como um valor absoluto”:

a) Uma pessoa não pode ser objetificada, ou seja, usada como meio por um grupo ou por outra pessoa.

b) Todos os regimes políticos que objetifiquem as pessoas são condenáveis.

c) O conjunto de leis, regras e normas ao qual damos o nome de “sociedade” tem como objetivo tornar as pessoas submissas ou gerir suas vidas.

d) Cada pessoa deve ser livre para construir seu destino.

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As alternativas A, B e D estão CORRETAS. A alternativa C é oposta ao pensamento personalista.

Questão 5

Como se relaciona a noção de “comunidade” à noção de “pessoa” para Emmanuel Mounier?

a) A relação é que o ser humano deve evitar pertencer a uma comunidade como forma de garantir sua liberdade de ação.

b) A relação é que o ser humano deve ter a liberdade de escolher à qual comunidade deve pertencer.

c) A relação é que o ser humano só se realiza como “pessoa” inserido em comunidade.

d) Não há nenhuma relação entre a noção de “pessoa” e a noção de “comunidade”.

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A alternativa C é a CORRETA. Para Emmanuel Mounier, tudo aquilo que define uma pessoa – sua liberdade de agir, sua responsabilidade, o corpo pelo qual está no mundo e na história, os desejos que manifesta – é construído na relação com os outros. Por isso, a pessoa é fundamentalmente “comunitária”.

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